Guia Definitivo para proteger sua coleçao!

março 17, 2018 Thallison 0 Comments



A vida de um colecionador é bem interessante, pois o conteúdo de sua coleção diz muito sobre ela. É um hobby que a longo prazo se torna custoso para nós brasileiros. Então é muito importante que você saiba como conservar e protege-la para que dure até a próxima geração da família! A seguir listarei os cuidados que deves tomar e como eu faço com meus mangás e HQs.

Dica 1 - Local Adequado e arejado.

O  local é a parte mais crucial pois é necessário que seja em um lugar seco, bem arejado e se possível onde a luminosidade do sol possa entrar. Isso ajuda para que sua coleção esteja fora do risco de mofo e umidade. Você escolhe se ficará na estante, no livreiro, na mesa ou até mesmo em um local fechado. O importante é que seja em um lugar seguro e que possa permanecer por bastante tempo.

Dica 2 - Proteja sempre com plastico apropriado

É muito importante que você proteja seus mangás de forma adequada. O plastico é ótimo pois protege da poeira que costuma amarelar as folhas com o passar do tempo. A proteção é tão excelente que você não temerá o risco de amassar/rasgar o papel, evita pragas como traças, protege do mofo e umidade. Outro fator importante, deixar sem plastico faz a poeira ficar praticamente impregnado na folha, onde mesmo passando pano não adianta, falo por experiencia própria

Muitas pessoas preferem deixar o produto sem plastico pois em alguns casos, dependendo do local onde a coleção está pode entrar umidade dentro da embalagem,o que pode acumular uma quantidade prejudicial. Mas não se preocupe, é raro de ocorrer e eu explicarei o motivo ao final da matéria.


Dica 3 - Mantenha o local sempre limpo

A minha casa é um grande pesadelo para os colecionadores de plantão, pois ela é muito úmida e tem poucas janelas. Ou seja, um prato cheio para o mofo e pragas. Sempre tenho que ter a atenção redobrada, para isso eu plastifico o que posso, coloco forro e guardo dentro do guarda-roupas. Um dos piores locais possíveis, mas é a unica forma no momento para mim. Armazenar num local adequado também ajuda a evitar os ácaros, por isso atenção!

Dica 4: Seja Organizado

Não adianta apenas colocar na estante de qualquer forma, se você deseja uma harmonia e ordem na coleção, é necessário ser organizado. Facilita muito para você buscar algum volume especifico para leitura, ver o que está faltando ou até mesmo se você mudar de residência. Caso isso ocorra,recomendo muito o uso de caixas de papelão. São ótimos para transportar livros, mangás e etc. Minha organização é super simples, ao fundo deixo minhas Hqs e livros usados. A frente deixo mangás antigos e menores. Em uma pilha eu deixo os mangás que tenho mais de 5 volumes. E na outra deixo uma pilha apenas para mangás que possuo apenas 1 volume ou que são One Shot. Dessa forma eu sei muito bem onde encontrar cada titulo que desejo.



Dica 5: A umidade é uma inimiga, use Desumidificador.

Quando o local é muito úmido a primeira coisa que tende a ocorrer é as folhas ficarem moles.Sem a devida atenção começa o acumulo de água, as paginas ficam pregando, o mofo aparece e toma conta de tudo. A tinta das capas chegam a desbotar. Isso ocorre mais em locais fechados pois ali não há nenhuma ventilação nem mesmo a entrada de luz. Então o desumidificador é excelente, ele é uma espécie de potinho com filtro e bolinhas no fundo. Ele puxa toda a umidade do recinto, com isso você não terá problemas e poderá dormir tranquilo. Pode ser comprado em qualquer supermercado a 5 reais.

Dica 6: Não empreste seus mangás!

Esta pode ser uma dica questionável para alguns, mas a grande verdade é que ninguém tem mais cuidado com as nossas coisas do que nós mesmos, não é verdade? Se você  tem amigos ou familiares zelosos boa sorte, do contrário é melhor deixar guardadinho aonde deve estar. O bom do mangá que se bem conservado ele é uma ótima moeda de troca, em coleções grandes podem valer uma fortuna!


Zona de Alerta - Aqui é alguns tipos de situações na qual você pode se deparar!

Acidentes com água: Caso haja algum problema como derrubar um copo de água ou no caso mais extremo, algum alagamento em sua casa molhando suas coleções tenha calma. Se for superficial tente colocar para secar na sombra e nunca diretamente no sol. Exatamente isso que você leu! Secar ao sol irá deixar seu mangá/hqs ficar totalmente empenado, com as folhas tortas e ressecados. Ocorreu comigo e foi muito ruim!

Evite as pragas: Se você prefere manter sem plastico deve entender o risco. As traças são inimigas mortais de livrarias e guarda-roupas. Pois elas comem o que tiver pela frente, mas a preferencia é sempre roupas e papel! Por isso mantenha limpo o seu local e protegido, pois além de comer, elas irão sujar suas folhas.


Seja Higiênico: Nada mais devastador do que você não ter cuidado consigo mesmo. Ser higiênico irá manter sua coleção no mais perfeito estado. Evite ler enquanto come chips, com a mão suja de poeira ou gordura, não deixe seu mangá largado em qualquer lugar.

Mantenha sua coleção em lugares altos: Guardar sua coleção próximo ao chão é um perigo, pois é ali que fica concentrado a umidade e o frio. Deixar no alto é o ideal pois é onde estão as passagens de vento e a iluminação. Caso você tenha pets ou crianças é ainda pior, pois eles acabam rasgando ou até mesmo comendo. Seja racional quando escolher o lugar para guardar.

Se estragou, repare! : Muitas vezes me deparo com mangás mais antigos ou até mesmo com erro de fabricação, com a cola se soltando das folhas. Tenha calma, se não for possível a troca no vendedor, basta fazer um pequeno reparo com cola branca (escolar) que o problema será reparado.

Feche bem o plastico: Uma coisa que ocorre as vezes é da pessoa fechar mal o plastico do mangá. Caso na sua casa seja muito úmida como a minha, ela pode entrar na parte mal vedada e começar a estragar aos poucos. Se por ventura ainda úmida o plastico receber calor, dentro acaba se formar grandes gotas de aguá. Ai é só questão de tempo do mofo atacar.


Tudo o que foi escrito foram situações que eventualmente eu passei e aprendi com o passar do tempo. Entenda que esta postagem não é apenas '' 5 passos pra proteger algo'', mas sim um guia pra você que deseja manter uma coleção bem armazenada e protegida durante anos. Pegue para você aquilo que for realmente relevante, pois a intenção era expandir o conhecimento de todos.
Colecionar algo para muitas pessoas é mais que um hobbie, mas um estilo de vida. Se você é assim compartilhe esse amor conosco, e vamos em frente criando mais guias e ajudando nossa comunidade a crescer. Espero que tenham gostado, até breve!